segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MULAMBOS NO BOTAFOGO, NÃO!!!

NÃO PODE SER VERDADE O QUE TENHO LIDO, VISTO E OUVIDO NA IMPRENSA, QUE A DIRETORIA DO BOTAFOGO TENHA ALGUM INTERESSE EM CONTRATAR OS DOIS MAIORES MULAMBENTOS DO "FUTEBOL" BRASILEIRO.

QUE O JOEL, SEM PÁTRIA, SEM LIMO E ERRANTE (EM TODOS OS SENTIDOS) TENHA POR ELES ALGUM CARINHO, VÁ LÁ, MAS ALGUÉM DA DIRETORIA, QUE SUPONHO SEJAM BOTAFOGUENSES, É INADMISSÍVEL.

ATURAR TORÓ, BATEDOR DE CARTEIRA E ESPANCADOR DE GANDULA JUNTO COM JUAN, QUE AMEAÇOU O NOSSO MAGO DEPOIS DE TÊLO DERRUBADO COVARDEMENTE É DOSE.

ALGUMA AUTO-ESTIMA DEVE TER ESSA DIRETORIA, ALGUMA VERGONHA NA CARA DEVE TER SOBRADO AOS DIRETORES QUE ACHARAM UM SEXTO LUGAR NO CAMPEONATO MAIS FÁCIL DE TODOS OS TEMPOS, UM ÓTIMO RESULTADO.

É ÓBVIO QUE NÃO SOMOS O MAIOR TIME DO PLANETA, MAS NÃO PODEMOS NOS COMPORTAR COMO O MAIS INFERIOR, O PIOR. TEMOS UMA HISTÓRIA PARA HONRAR. HERÓIS PRETÉRITOS PARA VANGLORIAR E UMA LEGIÃO QUE NÃO SE CONFORMARÁ COM ESSA ATITUDE PUSILÂNIME DA DIRETORIA.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Muito além de uma conspiração

Os “erros” ocorridos campeonato brasileiro são fatos. Como relacioná-los ao aos fatos.
Uma vez me disseram que uma mentira bem contada diversas vezes vira verdade. Será que estamos hoje, depois de 39 anos vivendo a verdade deste campeonato?
O campeonato de 2010 esta com um problema de fato? Será que chegamos à verdade?
Ouvindo um comentarista esportivo, percebi bem a relação da pergunta com o fato em si.
Pois disse: “O arbitro fulano não poderia errar uma terceira vez e aí ele resolveu dar aquele pênalti”.
Como podemos explicar esta frase?
Outra frase interessante é: “O pênalti é a interpretação do árbitro.”
Como a interpretação do arbitro? Se dizem: “A regra é clara”.
E o que podemos entender como regra?
Aí a verdade é do homem do apito.

A Censura do apito

Para completar a verdade. Os envolvidos no futebol (jogadores, técnicos e dirigentes), não podem expressar nenhuma reação de descontentamento mediante a atitude do arbitro do jogo. Palavras são mal vistas.
Há anos nossa sociedade luta por liberdade. Mas no futebol (mundo a parte e verdadeiro) a verdade da mordaça prevalece.
Na última eleição nacional vimos de tudo um pouco. Menos essa tal lei da mordaça. Tentaram sim, criar uma perseguição bairrista tendenciosa e que acabou pela culatra. Posto que a democracia é fato, no dia a dia da cidadania, e não deixa espaço para egoísmo.
O direito de expressão e a opinião devem ser respeitados, segundo a segundo dentro do nosso país, seguindo a constituição.

A imprensa

Os comentários da impressa dominante, depois dos jogos, que fecharam a 35ª rodada o brasileirão são interessantes e sevem de analise para quem estuda discursos.
Os recursos oriundos do futebol permeiam as emissoras de TV e rádios com maior intensidade, do que as demais modalidades esportivas do Brasil. O futebol brasileiro emprega muita gente.
O país arrecada milhões em impostos oriundos do futebol, dinheiro que deveria seguir para escolas, hospitais e estradas.
O presidente da CBF diz que não precisa prestar contas com ninguém se suas atitudes. Será?
Quando ocorre um jogo em São Paulo, um clássico e o arbitro continuar interpretando a favor somente de um clube.
Como as pessoas que pagaram caro o ingresso com suas famílias deveriam se sentir?
É assim mesmo, é só futebol, nunca mais eu venho. Mas a arrecadação já ocorreu, o juiz já recebeu, a emissora já emitiu e o dinheiro já circulou. Eee...
O que acontece com o transporte público?
Quanto do efetivo da polícia deve ser direcionado para os arredores dos estádios?
Será que o serviço de saúde recebe mais atendimentos, e as ambulâncias?
Esses serviços são pagos pelo setor público? Sim!!!
Assim, vimos na segunda feira disserem são uns vândalos!
Isso não tem nada haver com futebol!
Realmente eles têm razão. Que sociedade é essa? Como faremos a COPA DO MUNDO aqui?
Mas amanhã querem tirar o mérito do time a, b ou c. e aí começamos tudo de novo.

Júlio Cesar

Vejam a matéria a seguir do blog: flusocio.com.br

Muito conveniente
Publicado em 17.11.2010.

Vejam a conveniência de concentrar tudo em um único episódio. O lance do pênalti no Ronaldo passou a ser “a grande polêmica do campeonato”. Um campeonato marcado por arbitragens desastrosas, a maioria em favor do Corinthians, será lembrado apenas pelo pênalti de sábado passado. Como se todos os 18 pontos corintianos conquistados por ajuda de árbitros e bandeiras se concentrassem tão somente na vitória contra o Cruzeiro.
O pior de tudo? O lance sequer foi o mais polêmico do jogo. Porque se a conveniência dos árbitros dita quando trombada nas costas é ou não é pênalti, para calço na linha da área não deveria haver dúvida. Mas sua senhoria preferiu ignorar o pênalti claríssimo a favor do Cruzeiro um minuto antes do lance do Ronaldo. Assim como quatro “impedimentos” marcados a favor do Corinthians também só o foram na cabeça dos bandeirinhas do jogo.
E tudo acontece desde o início. Conforme alertado desde a primeira rodada quando o Corinthians precisou de pênalti inventado e duas expulsões para bater o Atlético-PR ou na terceira quando precisou de falta inventada e dois impedimentos absurdamente marcados para bater o Flu. Filme esse que o Brasil viu em 2005 quando Márcio Rezende de Freitas deixou de dar um pênalti escandaloso e expulsou um jogador do Inter no mesmo Pacaembu.
Fonte: http://flusocio.com.br/blog/2010/11/17/muito-conveniente/

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CBF afasta auxiliar que anulou gol legítimo do Botafogo
Olha a notícia do sítio da IG do 30/09 - 20:24
Matéria
CBF afasta auxiliar que anulou gol legítimo do Botafogo
Erich Bandeira assinalou impedimento de Herrera no que seria o segundo tento do time carioca sobre o Corinthians

Agência Estado
A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu nesta quinta-feira afastar o auxiliar Erich Bandeira, de Pernambuco, por 20 dias para reciclagem. Bandeira anulou um gol legítimo do Botafogo, marcado pelo atacante Herrera, no empate por 1 a 1 com o vice-líder Corinthians, nesta quarta, no Pacaembu.

Júlio Cesar

domingo, 24 de outubro de 2010

SÍ, SE PUEDE!

A 31ª rodada do brasileirão não poderia ser melhor para o Botafogo!
Esse pode ser definido como o campeonato que ninguém quer levar. Parece filho feio, todos rejeitam. Fica passeando de colo em colo mas ninguém o registra.
Apenas 6 pontos nos separam do lider. Temos adversários teoricamente mais frágeis que nossos oponentes diretos pelo título. Título sim!
O que tem levado o Bota a patinar nesse e em outros campeonatos é o pensamento pequeno. PODEMOS SER CAMPEÕES E FAZEMOS CONTAS PARA A LIBERTADORES!
Temos que vencer os dois atléticos nas próximas rodadas para encostarmos de vez na frente! Apesar dos desfalques consideráveis temos time pra brigar pelo título!Já apostei uma caixa de cerveja com um muquirana que o título é nosso! Pra cima deles Fogão!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CBF afasta auxiliar que anulou gol legítimo do Botafogo

Olha a notícia do sítio da IG do 30/09 - 20:24

Matéria

CBF afasta auxiliar que anulou gol legítimo do Botafogo

Erich Bandeira assinalou impedimento de Herrera no que seria o segundo tento do time carioca sobre o Corinthians

Agência Estado

A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu nesta quinta-feira afastar o auxiliar Erich Bandeira, de Pernambuco, por 20 dias para reciclagem. Bandeira anulou um gol legítimo do Botafogo, marcado pelo atacante Herrera, no empate por 1 a 1 com o vice-líder Corinthians, nesta quarta, no Pacaembu.

Além de Bandeira, mais quatro assistentes e três árbitros também vão passar por treinamento específico antes de voltar a apitar. A CBF tomou essa decisão "de acordo com os relatos dos observadores, e também, nos casos de reclamações oficiais dos clubes através das Federações filiadas, do parecer da Comissão de Análise".

Entre os árbitros afastados por deixar de marcar faltas ou assinalar infrações de maneira incorreta, o alagoano Francisco Nascimento foi o único que influenciou em um jogo entre times que lutam pelo título do Brasileirão. Ele apitou o triunfo por 2 a 1 do atual líder Fluminense sobre o Vitória, no último domingo, em Salvador.

Confira os árbitros afastados pelo descumprimento da Regra 12 (faltas e incorreções):

Francisco Nascimento (AL) - Vitória x Fluminense (em 26 de setembro)
Andrey da Silva e Silva (PA) - Vila Nova x Paraná (em 24 de setembro, pela Série B)
Suelson Medeiros (RN) - Ponte Preta x Coritiba (em 28 de setembro, pela Série B)

Confira os árbitros afastados pela Regra 11 (impedimento):

Erich Bandeira (Fifa-PR) - Corinthians x Botafogo (em 29 de setembro)
Marcos Pessanha (RJ) - Santos x Cruzeiro (em 25 de setembro)
Cleriston Rios (SE) - Cruzeiro x Ceará (em 22 de setembro)
Paulo Conceição (RS) - Cruzeiro x Ceará (em 22 de setembro)
Elan Souza - Ceará x Goiás (em 19 de setembro)

Fonte: http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/09/30/cbf+afasta+auxiliar+que+anulou+gol+legitimo+do+botafogo+9605933.html

É impressionante a forma como é passada a notícia.

Vamos parafrasear a notícia.

A CBF afasta auxiliar (bandeirinha) por 20 dias para reciclagem (hora reciclagem nessa altura do campeonato?), por ter anulado um gol legítimo do Botafogo no dia 29/09/2010. Bom, aí me veio à dúvida. Quem validou o gol? Foi o bandeirinha ou o Juiz? E por que o Juiz não foi punido também? Ou melhor, todo o trio de arbitragem.

É interessante como a notícia é parcial.
Contra o Fluminense não foi diferente, esse mesmo time foi favorecido no início do campeonato (terceira rodada), quando os bandeirinhas (não lembro se foram os mesmos) anularam 02 gols legítimos do Fred. Será que o motivo era início do campeonato e naquele momento não poderia haver nenhuma intenção de ajuda?

A atitude da CBF não interferiu em nada, posto que o Botafogo permanece com a pontuação do placar final do jogo, e ainda mais, o outro time não fez nenhum gol além que pudesse alterar o placar a seu favor. Portanto todos os times que lutam na parte de cima da tabela foram prejudicados, visto que não foi essa a primeira vez, e nem será a última.

Ao citar o erro da arbitragem a matéria posta uma suposta resposta aos demais times competidores. De que a CBF esta de olho em tudo e é justa.

Além do mais, agora nós temos um ÚNICO arbitro, segundo matéria, em um jogo que influenciou diretamente entre times que lutam pelo título. E quem seriam esses times? O Fluminense e o Vitória. Hora o Vitória esta disputando o título? Não menosprezando o Vitória, pelo contrário é um grande time e uma grande História. Mas dizer que o Vitória disputa título naquele momento é um absurdo. Agora o Botafogo sim disputa o título com os demais times que estão na parte de cima da tabela.

Outra coisa, a forma como esta escrita a matéria parece que o Fluminense foi favorecido, posto que teve um pênalti (legítimo) a favor do Fluminense. Por que a matéria não cita quais foram os erros do trio de arbitragem, naquele jogo?

Na verdade a atitude de punir auxiliares não muda em nada no placar das rodadas, sendo assim esta atitude é meramente proforme.

É uma pena ver o que está acontecendo com o futebol no Brasil. A copa vai passar e depois as Olimpíadas e aí quem volta a encher os estádios futuristas somos nós.

Júlio Cesar

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

EXCELENTE RODADA PARA OS CARIOCAS!

Fogão deu uma chinelada bonita no galim minero, um massacre de um verdadeiro alvi-negro glorioso sobre um acuado e medroso garnizé, que treme ante nosso time. 3 a 0 que poderia ter sido 5 ou 6. O Jefferseleção saiu limpinho de campo, o lindo uniforme amarelo saiu com o mesmo vinco com que entrou no estádio mais bonito e moderno do Brasil.
O Vasco parece que tomou um sufoco por conta de mais um destempero do Carlos Alberto, que mais uma vez foi expulso. Ficou no 1 a 0 contra o Vitória em São Cristovão, o mesmo Vitória que o Fogão bateu por 3 a 1 semana passada. Se afastou mais um pouco da Zona. Mas é bom não bobear e não se fiar em conhecidos encrenqueiros, que a qualquer momento deixam o time na mão. Nem num técnico mau caráter, mercenário e cupincha de Luxemburgo.
O Flu foi ao sul e ganhou do Grêmio, o que não é nada fácil. Dizem que o time queria derrubar o Silas, nada confirmado, vamos ver nas próximas rodadas. No final do jogo o Grêmio botou uma pressão que não deu em nada. Hoje o Flu apresentou o Deco. Se veio pro Brasil é porque não tá bom. Tem sido essa a lógica no futebol brasileiro.
De resto tivemos o resto. Curíntia 1 a 0.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Foguinho fez o seu papel nesta oitava rodada do Brasileirão

O Foguinho fez o seu papel nesta oitava rodada do Brasileirão.

Como não poderia ser diferente a comeração de uma década de derrotas para o time do framengo. Além da derrota no Maracanã (campo neutro), conseguiu colocar esse time bem acima da tabela do Brasileirão 2010. Isso muito nos preocupa, pois ainda tem mais um jogo com o framengo no segundo turno, ou seja, mais três pontos pra lá.

O que será dos times do Rio de Janeiro neste brasileirão 2010?

Os padeiros pretendem melhorar, mas como? O jogo com o Goiás foi uma pelada. Finalmente o goleiro deu o ar da graça, e conseguiu salvar o time de mais uma derrota.

O framengo não disse a que veio. Com essa crise rodeando a Gávea, não sei não. Seguindo a tese Cicaniana, será que uma crise precisa ser abafada por alguma ajuda extraterrestre para sara o dodói desses coitadinhos. Fica aqui minha dúvid. Será?

Já o Fluminense segue sua sina de contratações, não sabemos se farão efeitos imediatos.

A posição na tabela é favorável, entretanto, perdemos a oportunidade de seguir na liderança do Brasileirão. É uma pena.

Não podemos deixar de lado os motivos que levaram tais times a suposta liderança.

Primeiro: o jogo contra o Ceará seria 0 x 0, caso o juizinho da mídia e da CBF não desse um pênalti que não existe aos 46 minutos do segundo tempo.

Outrossim, foi a anulação descarada de dois gols legítimos contra o Curintias e a não marcação de uma penalidade clara. Seguindo como os erros, a falta que gerou o gol não houve. Posto, que podemos deduzir que em campo esses lideres, a princípio não fizeram jus à liderança. Os gols de bola parada foram fundamentais, e claro para a bola parar depende do entendimento do juiz.

Nesta oitava rodada o Fluzão continua pontuando, a diferença continua a mesma, nada mudou para galera do topo. Vamos para cima do peixe. Acredito num grande jogo.

Postado por Júlio Cesar.

terça-feira, 13 de julho de 2010

FIM DE COPA: SURPRESAS E CERTEZAS!

Encerrada a Copa do Mundo e minhas suspeitas se concretizaram: a seleção espanhola foi a campeã do torneio.
Foi-se o tempo em que o futebol refletia apenas a técnica e a tática das equipes. Há algum tempo a Copa do Mundo além de encher alguns bolsos, movimentando bilhões de euros, dólares, francos e outras tantas moedas pelo mundo afora, tem um papel fundamental na tentativa de brecar as lutas populares, arrefecer os ânimos dos trabalhadores em suas lutas e jogar uma cortina de fumaça por sobre os diversos problemas e crises em que as elites jogam os povos. Foi assim com as crises nas ditaduras brasileira e argentina, na crise da guerra fria e do petróleo em 74 e agora na pior crise européia pós 1ª guerra.
A despeito da paixão que nos impele a torcer fervorosamente temos de entender que não existe coincidência entre esses fatos, apesar da grobo e a grande mídia querer que acreditemos que o time melhor escalado, estruturado e sortudo, ganha a Copa.
A paixão que nutrimos não pode nos cegar para os fatos.
Apesar de tudo isso o futebol continua sendo um espetáculo, que mesmo com finais previsíveis nesses grandes eventos, maravilhoso.
Vimos belos jogos, grandes jogadores e como não poderia deixar de ser, grandes decepções.
A grande surpresa boa foi o time do Uruguai. Dessa vez a velha garra celeste veio associada a um futebol fluente, com boa marcação, jogadores habilidosos e um excelente Forlán.
Confesso que não conhecia esse jogador. Habilidoso, não tem o que os comentaristas chamam de perna ruim, bate com as duas com precisão e potência. É o faz tudo do time, bate falta, pênalti, escanteio, chuta de fora, cabeceia, volta para ajudar a defesa. Surpreendente. Bem que o Botafogo podia pegar pra fazer um trio com Loco e Herrera.
Com um goleiro melhor e maior a Celeste poderia ter tido uma colocação melhor.
Agora é voltar a acompanhar o Fogão no brasileiro.
Torcer por Herrera, Loco, Mago, Jóbson (a propósito, peguei um autógrafo dele em uma camisa outro dia no Santos Dumont). Um ataque de peso e doido pra fazer na quarta-feira, do time da penitenciária (literalmente), mais uma vítima.

Postado pelo Cica

domingo, 4 de julho de 2010

DE seleções, SELEÇÕES E VIOLÊNCIA!

As glórias da seleção brasileira estão visceralmente ligadas ao Botafogo.
É público e notório que quando não cedemos jogadores ao escrete nacional normalmente ele perde e quando ganha apresenta um futebolzinho ridículo e incompatível com as tradições do nosso futebol arte.
Mas o que vem acontecendo com a seleção chega às raias do ridículo. Um técnico que apesar de ter sido esforçado cabeça de área (não era cabeça de bagre como muitos dizem) não tem a formação para dirigir o selecionado nacional. Preocupou-se demais com a disciplina e esqueceu-se do futebol. Preferiu um grupo que julgou comprometido a um mais talentoso, foi grato (e aí não o condeno) aos que lhe foram fiéis e encheu o time de carregadores de piano esquecendo do virtuose. Deu no que deu.
O treinador foi mais infeliz ainda quando convocou vários ex-jogadores daquele time (ainda bem não levou o imperador do crime), que foram os maiores responsáveis pela derrota de sexta-feira.
Júlio César, tido e havido como o maior goleiro do mundo engoliu uma penosa de dar dó no primeiro gol contra do ex-jogador do time da nassão, que não conhece Carlos Alberto Torres e outros craques do passado.
No segundo gol da Holanda, que não é nenhuma laranja mecânica há muito tempo, o Juan poderia ter jogado a bola pra lateral mas preferiu jogá-la para escanteio. Batido o tiro de canto novamente o Felipe M. (esse m. é de livre interpretação) deu mole e gol holandês.
Brasil só em 2014.
Em compensação o Botafogo, digo Uruguai, avançou às semi-finais, com um golaço do Loco Abreu. Se ao Brasil faltou têmpera de campeão, aos nossos hermanos sobrou garra e determinação e ainda mais contando com o iluminado Loco, que esbanjou categoria, certamente inspirado por botafoguenses que praticamente sozinhos trouxeram vários canecos para o Brasil, como Amarildo, Garrincha, Zagallo, Nilton Santos, Didi, e tantos outros, que encheriam esta lauda.
Como tenho tido pouco tempo para rabiscar essas tão mal traçadas linhas não posso deixar de falar de um assunto que apesar de não dominar tem me incomodado muito, que é a questão da segurança pública.
A polícia deveria ter uma postura preventiva e não curativa quando se trata da violência.
Não seria o caso de transformar a Gávea em um presídio de segurança máxima e deixar trancafiados os brunos, adrianos, loves, ronalduchos e que tais?
Muita violência poderia ser evitada.

Postado pelo Cica.

domingo, 27 de junho de 2010

NOVAMENTE NAS PÁGINAS POLICIAIS!

E novamente o cabecinha daquele time anda às voltas com a polícia. Agora como suspeito de ter mandado a ex-mulher dessa pra melhor. O tamanho da cabeça deve realmente refletir a falta de conteúdo. A polícia já deveria ter iniciado investigações quando ele disse que é normal bater na mulher. Te cuida Patricinha!

Postado pelo Cica.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A face ocultada do futebol

Amigos, achei interessante e pertinente ao momento que passamos. Quero propor um debate sobre o artigo.
Observando as propagandas deste período de COPA DO MUNDO, fica evidente a manutenção do projeto neoliberal. Fato que a Copa acontece na África, propagandas tendenciosas e de um extremo mau gosto.

Júlio Cesar

A TV Brasil e a TV Câmara mostraram alguns aspectos da face do futebol que é ocultada pela TV comercial. Sócrates, o capitão da seleção brasileira de 1982 e o jornalista José Cruz, levantaram algumas pontas do véu que cobre, não apenas o futebol, mas grande parte de toda a estrutura esportiva existente no Brasil.

Laurindo Lalo Leal Filho

Está no ar o maior espetáculo de televisão. Em audiência nada bate a Copa do Mundo. Na Alemanha, em 2006, os 64 jogos foram vistos por 26 bilhões de telespectadores, número que neste ano pode alcançar os 30 bilhões.

São 60 bilhões de olhos vendidos pela FIFA para as emissoras de TV comercializarem com os seus anunciantes. As cifras envolvidas em dinheiro são estratosféricas. Ganham a Federação internacional, as empresas de televisão e os anunciantes reforçando marcas e alavancando a venda de produtos e serviços.

Um ciclo perfeito, onde nada pode ser criticado. Normalmente, a TV no Brasil não critica os jogos transmitidos já que, dentro da lógica empresarial, seria um contrasenso mostrar defeitos do próprio produto. E o futebol, para a TV, nada mais é do que um dos seus produtos, assim como as novelas e os programas de auditório.

Dessa forma se todos ganham e não há criticas, o grande espetáculo do futebol, em sua dimensão máxima que é a Copa do Mundo, chegaria as raias da perfeição. Pelo menos é que mostra a TV.

Mas, e ainda bem que há um, mas nessa história, a TV Brasil e a TV Câmara mostraram no programa VerTV alguns aspectos da face do futebol que é ocultada pela TV comercial. Sócrates, o capitão da seleção brasileira de 1982 e o jornalista José Cruz, levantaram algumas pontas do véu que cobre, não apenas o futebol, mas grande parte de toda a estrutura esportiva existente no Brasil.

Para começar não é verdade que todos ganham. Há quem perda, e são muitos. Por exemplo, os jovens que por força da TV associam desde cedo o sucesso esportivo com o consumo de cerveja. Ou desprezam o estudo, uma vez que seus ídolos não precisaram dele para alcançar a glória e a fama.

No programa, Sócrates foi enfático: “A TV vende o sonho do consumo. Vende atitude, aparência, comportamento, moda. Mas, é incapaz de vender educação. E vender esporte sem educação é um crime. Mostram ídolos do futebol que não estudam e são um péssimo exemplo para a sociedade. E não por culpa deles apenas. O sistema estimula que saiam da escola”.

Afirmação que desperta uma curiosidade. A mídia revela diariamente minúcias da vida dos jogadores. Onde vivem, que carros possuem, como são suas casas e suas famílias. Só não dizem até que ano estudaram, em quais escolas, como eram enquanto alunos. Por que será? Sócrates responde: “a ignorância dos jogadores é estimulada pelo sistema. A ele não interessam profissionais com possibilidade de critica”.

O jornalista José Cruz mostra outras perdas. De toda a sociedade. Por exemplo, com a irresponsabilidade dos dirigentes esportivos nos clubes, federações e confederações. Embora privadas, essas entidades recebem dinheiro público e, por isso, deveriam prestar contas publicamente. “As loterias esportivas repassam dinheiro para o futebol. A Timemania está hoje tapando o buraco das dívidas fiscais dos clubes produzidas por dirigentes irresponsáveis”.

E mostra outras perdas sociais. A do dinheiro público desperdiçado, por exemplo, nos Jogos Panamericanos do Rio, em 2007. Dá dois exemplos retirados do relatório do Tribunal de Contas da União: “a compra de 5 mil tochas para serem acesas no evento, das quais só chegaram 500 e, ainda assim apenas 380 foram aproveitadas e a descoberta, depois dos Jogos, pelos auditores do TCU, de 880 caixas contendo aparelhos de ar condicionado que sequer foram abertas. E tudo isso segue impune”.

Tanto Sócrates, como José Cruz, alertam para o fato da seleção nacional e dos seus jogos serem eventos públicos que, no entanto, estão totalmente privatizados. “A seleção brasileira – que usa as cores, o hino e a bandeira do nosso pais – deveria ter parte de suas receitas revertidas para o futebol brasileiro, muito pobre em várias regiões do Brasil”, diz o jornalista.

Sócrates lamenta o volume de recursos jogados fora pela falta de uma política esportiva de Estado. Para ele “o esporte deveria ser um braço da saúde e da educação. Se não ele fica solto” e aponta a deficiência dos cursos de Educação Física: “não há um que trate o esporte com viés comunitário. É tudo individualista”.

E há mais. Quem quiser saber basta entrar no site da TV Câmara, clicar em “conhecer os programas” e depois no VerTV. Lá revela-se um pouco do que a TV comercial teima em ocultar.

Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e jornalista, é professor de Jornalismo da ECA-USP. É autor, entre outros, de “A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão” (Summus Editorial).

Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4672&boletim_id=710&componente_id=11909

Publicado por Júlio Cesar

sexta-feira, 11 de junho de 2010

BOTAFOGO ESTRÉIA NA COPA SEM GOLS!

O Botafogo estreou na Copa do Mundo empatando com a França.
Nosso artilheiro LOCO ABREU, não fez gol, só entrou no segundo tempo e ajudou bastante na marcação, principalmente quando o Uruguai teve um jogador maluco expulso.
Nos últimos segundos de jogo salvou de cabeça um chute de falta do Henry, que tinha endereço certo. Se não marcou continua sendo o maior artilheiro em atividade nessa Copa do Mundo (veja mais) http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/uruguai/noticia/2010/06/loco-abreu-e-o-maior-artilheiro-entre-os-736-jogadores-da-copa-do-mundo.html .
Por aqui tivemos a auspiciosa notícia do desfecho da novela de contratação do Jóbson. O cara fica no Fogão por cinco anos.
Agora é esperar pelo Mago e deslanchar no Brasilerão.
Na Copa toda força ao nosso cracaço El Loco Abreu!

Postado por CICA.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PARADA PARA COPA!

Final da 7ª rodada do brasileirão, pausa para Copa do Mundo e o Fogão travou no oitavo lugar, de alento resta estarmos pelo menos na frente daquele time.
Eu que disse, que técnico não ganha jogo, queimei minha língua, o Murici com um time limitado colocou o Flu na Zona. Desta vez na Zona da Libertadores. Há algum tempo não habitavam tal setor.
O Vasco lá embaixo passará a Copa flertando com a outra Zona, menos nobre, mal falada, a do rebaixamento.
O Botafogo continua com chutões pra frente, sem um articulador, um armador que consiga enfiar bolas precisas para os atacantes. Uma zaga que toma gol em todos os jogos, que joga por terra todo o esforço do ataque em botar os balões no chão e empurrá-los pro gol. Uns cabeças de bagre, quer dizer de área, que não defendem, não atacam, não saem jogando, etc., etc., etc...
A torcida espera ansiosa por Maicossuel e Jobson, assim como espera ansiosa por um outro volante com alguma qualidade e um zagueiro melhorzinho.
Pra Copa voto na Espanha. Está jogando um bolão? Não sei! Sei que atravessa um momento complicadíssimo em sua política interna, com os trabalhadores indo às ruas todos os dias em manifestações contra o arrocho salarial e os cortes nos orçamentos sociais impostos pelo governo Zapatero, para aliviar a crise gerada pelos banqueiros. A conquista de uma Copa do Mundo, ainda mais inédita, sempre pode servir como um anteparo, um pelego, entre o povo e os governos. Lá como cá, o slogan é o mesmo: Não fiz a crise, não pagarei por ela!

Postado por CICA.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

RODADA SEM DERROTAS!

A quinta rodada transcorreu sem nenhuma derrota dos cariocas no brasileiro, o que é coisa raríssima. O destaque ficou por conta do Flu, que foi a BH e arrancou uma vitória sobre o Atlético Mineiro e diga-se de passagem uma vitória maiúscula como há muito não vemos o time protagonizar. O clube mineiro está muito fraco, Ricardinho não é mais aquele jogador cerebral de outros tempos, enquanto Conca desequilibra.
Sábado o time da “nassão” empatou no maior do mundo com o Grêmio. Esses resultados provam que se não fosse a ajuda (daí a alcunha de “O mais ajudado”) recebida de times que queriam ver seus adversários regionais se darem mal, o título nacional não teria vindo. Os framenguenses devem agradecer e muito ao Curintia e ao próprio Grêmio pelo brasileirão 2009.
Não vi Botafogo e Vasco, estava na casa da minha irmã que não tem PFC, mas o empate foi ruim para os dois, pior talvez para o Fogão, que mandou o jogo e joga o próximo fora. O Botafogo continua em 5º e pega o Atlético Paranaense que não anda lá muito bom das pernas. A vitória é fundamental para pegarmos o time do Gordinho no final de semana e pararmos pra copa nas posições de cima da tabela.
Vi Ceará e Cruzeiro e três coisas me chamaram a atenção. 1) O Vovô está jogando o fino, com o tal do Geraldo comendo a bola e proporcionando a ressurreição do Lopes, 2) Esse Kleber tá mais pra marginal que pra jogador de futebol, e 3) O juiz do jogo viu e ouviu o mesmo Kleber lhe xingar em sua cara e pipocou. Muquirana e covarde!
Em tempo.
Saiu uma pesquisa no “Grobo” dizendo que o time da “Nassão” tem 22% dos torcedores adultos do Brasil, o Vasco tem 6%, o Bota tem 3% e o Flu tem 2%.

Postado por Cica.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

E assim segue nossa jornada em meio aos ceguinhos da CBF

Até aqui, segue a cultura da exploração a todo vapor.

Digamos que nossos excelentes árbitros da CBF (Confederação Beneficente Framengo), não tivessem o interesse em prejudicar nenhum time, e simplesmente, fosse um erro de visão, posto que futebol são critérios, como: esta impedido, saiu a bola, é gol, passou da linha, foi falta, não foi falta. Tudo depende da visão dos três árbitros de campo. Portanto, é preciso ver o jogo e as jogadas.
Fato interessante: eu nuncu vi um árbitro de ôculos. Será que precisa? Acho que sim.

E assim, segue nossa jornada em meio aos ceguinhos da CBF.

A mídia por sua vez, aproveita o "momento certo" para deixar sua imparcialidade, Os comentários do jogo Cunrintias (líder) e o Fluminense time que todos roubam e fica por isso mesmo, é agora merecedor atenção. Falaram na TV o Fluminense foi garfado (roubado), é fato. Querem fazer média, mas o resultado não será anulado por conta desta constatação. E segue os pontos corridos. Assim, até o Framengo é campeão.

Desde o início do campeonato o Fluminense teve arbitragens polêmicas, ou melhor, desde o ano passado, quando fizeram uma estatística com os pontos retirados, indevidamente do Fluminense por erros de arbitragens.

O Governo vai acabar criando projetos de lei para o futebol brasileiro, a coisa tá ficando de maneira insuportável.

O futebol esta enterrado em tranbicagens. Jogadores e Cartolas são farinha do mesmo saco.

Teve um juiz desses aí, que foi julgado, ou melhor, não foi julgado por não existir na legislação brasileira leis que possam puní-lo, mesmo com tudo gravado. Este país segue sua sina de exploração, óóóóóó Cultura impregnada, esta difícil de lavar.
Júlio Cesar

CURIOSIDADES DA RODADA!

Passada a terceira rodada do brasileiro algumas curiosidades permearam os jogos dos times do Rio.
O time de maior torcida do mundo colocou 3 mil e poucos torcedores no maior estádio do mundo, ganhou no sufoco, com um gol de canela, sem querer e dois pênaltes inexistentes. Tomou sufoco do poderoso Grêmio Itinerante!
O Fogão goleando o Goiás teve dois jogadores expulsos, não por terem agredido adversário mas terem se agredido mutuamente.
O Flu foi roubado em dois impedimentos inexistentes e pagou por ter contado com um atacante nervoso e fominha. O Murici não ganha jogo. É só um bom técnico. O Paulo Gomes disse que o Tricolor vai contratar o Lugano, o Deco, manterá Conca e Fred, vai reforçar a defesa e o meio de campo. Com time bom até o Zagallo ganha copa do mundo.
O Vasco está uma lástima, não ganha de ninguém, apesar de uma tabela favorável nessas 3 primeiras rodadas, só um ponto. No final de semana encara o Fogão, deve tomar outro sacode. Por isso tem que ganhar no meio de semana do Internacional mordido. Aguardemos pois.

Postado por Cica.

domingo, 23 de maio de 2010

OS CARIOCAS NA 3ª RODADA!

Sábado tivemos no Engenhão um jogo com duas facetas diferentes.
Antes do primeiro gol do Fogão vimos um Goiás bem postado, saindo veloz e eficazmente nos contra-ataques e não nos deixando opções. Pelo nosso lado, e já disse isso, não sabemos jogar em casa, a nossa tática funciona bem quando esperamos o adversário em nosso campo, quando precisamos tomar a iniciativa do jogo ficamos perdidos, trocando bola na nossa intermediária, irritando a torcida.
Após o gol de Lúcio Flávio e o imediato segundo gol de Somália, o Goiás se perdeu, perdeu seu goleiro expulso e facilitou a nossa vida. O terceiro gol foi questão de tempo, pois aí sim o Fogão passou a jogar como gosta, partindo no contra-ataque.
Poderíamos ter enfiado uma goleada histórica não fosse o preciosismo e individualismo do Caio, que está se achando.
O próprio Caio ainda deixou o Botafogo numa situação complicadíssima quando empurrou o Herrera, causando a expulsão de ambos. Ficamos sem dois jogadores durante quase 10 minutos e ainda ficamos sem o ataque titular para o dificílimo jogo de quarta contra o Cruzeiro. Alguma coisa tem de ser feita a esse respeito.
No mais terminamos o sábado na liderança do campeonato e a rodada como o melhor do Rio, o que não quer dizer muita coisa.
No domingo três jogos completaram a participação carioca na rodada.
O Flu, apesar de ter pressionado o Curíntia no segundo tempo, abusou de perder gol e perdeu mais uma partida. Essa derrota prova mais uma vez que técnico não ganha jogo. Ser campeão com timaços é mole, quero ver o Murici tirar leite de pedra com esse time. Mas justiça seja feita, o tricolor teve dois impedimentos lhe imputados indevidamente.
O Vasco segue sua sina de não vencer. Termina a rodada em penúltimo, apresentando um futebol muito ruim. O time é fraco, só o Coutinho se salva.
O time da “nassão” ganhou do “fortíssimo” Grêmio “Itinerante” e pra variar com dois pênaltes mandraques e um gol de canela sem querer do “anão moral”. Segundo Sérgio Du Bocagge, da TVE o “cabecinha” pegou duas ou três bolas dificílimas.
Enfim, como na semana passada o Fogão é o melhor do Rio. No meio da semana temos a 4ª rodada do brasileirão e cariocas em ação.

Postado pelo Cica.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O mundo acabou para a galera vermelho e preto, ou melhor, o MUNDIAL está perto

O mundo acabou para a galera vermelho e preto, ou melhor, o MUNDIAL está perto, é logo ali, na Rua Voluntários da Pátria, 24 em... BO-TA-FOOOO-GOOOOO.
Assistir jogo do time vermelho e preto, na Grobo, é o maior barato, parece coisa de novela mexicana. Os comentários são parciais sem nenhuma preocupação com o que é falado.
Vejam o exemplo na fala do comentarista: “o cabelo do Léo (Leonardo Moura) é mais bonito, ou melhor desenhado (moicano) que o do chileno”. Essa foi demais, a minha esposa que não se liga em futebol ouviu e deu uma gargalhada e teceu comentários...
O apito dos árbitros da Comenbol, esse sim, é feroz, não tem favoritismo midiático certo, que possa pará-lo e não adianta reclamar, pois vem mais pancada.
Falar do time dos outros é mole, até mesmo daquele (“tantas vezes CAMPEÃO”!) que foi por três anos consecutivos, às finais de torneios que não têm o reconhecido merecido (Copa do Brasil, Libertadores e Sulamericana).
O ‘clube tantas vezes CAMPEÃO’! fez um triênio bom, não exemplar, mas bom. Agora, o time de vermelho e preto, dizer que tem a maior torcida do mundo é complicado, é risível. A torcida é grande, mas, maior do mundo já é megalomania, desvario.
O ‘clube tantas vezes CAMPEÃO!’ fez grandes espetáculos no Maracanã, com públicos recordes na temporada. A melhor campanha de toda história da Libertadores. Infelizmente não estamos com a taça (mero detalhe), mas ficamos em segundo (a prata de 2º melhor da América!!!) e com uma vitória em casa espetacular na final audaciosa.
Alguns não reconhecem tal feito, mas o tempo e a história falarão por si.
Agora, uma simples vitória desse time – vermelho e preto – leva os desavisados (?) da mídia ao frenesi. Esse frenesi maldoso, desnecessário e pequeno, é a qualidade dos comentários. Seria também o adjetivo para os comentaristas/locutores? Sei não!
As perguntas são: Por quê tanta parcialidade? Por quê tanta torcida midiática? Será que todas as pessoas que assistem os jogos pela ‘vênus prateada’ têm que torcer, tal qual comentaristas e locutores, pelo time de vermelho e preto? Afinal, é transmissão profissional ou torcida organizada, imposta e autoritária? Por vezes locutores e comentaristas falam coisas que as imagens negam ao vivo, em replay e em cores. É demais!
Gosto de futebol, sou torcedor, mas querer que o time vermelho e preto seja o time de todos, é forçar a barra. Querer que os espectadores engulam o time vermelho e preto como ‘o Brasil na Libertadores’ não rola, é querer transformar torcedores/admiradores de futebol em sujeitos passivos, idiotizados, alienados.
Felizmente o time de vermelho e preto perdeu!
Voltamos à "normalidade", agora é só a seleção brasileira. Veremos o que vem por aí.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

AS MENTIRAS DA (O) GROBO!

Essa quadrilha chamada Organizações Grobo é mesmo f.
Tendo o seu time preferido na rabeira da tabela do Brasileirão tenta desqualificar os outros clubes do Rio. Em outros jornais o Botafogo é o terceiro colocado, no GROBO é o quarto, tiraram um gol contra o Guarani para que ele tenha saldo maior que o Fogão.
O escroto do Fernando Calazans falou mais do jogo do time da nassão, que sábado foi salvo pela chuva, contra o desfigurado Vitória, do que dos jogos de domingo, principalmente do Bota, que ele chamou de pelada e minimizou nossa vitória dizendo que o São Paulo atuou com o time reserva. Eu lhe pergunto que time do Rio tem um time titular melhor que aquele reserva do S.P.?

Postado pelo CICA.

domingo, 16 de maio de 2010

OS CARIOCAS NA 2ª RODADA DO BRASILEIRÃO!

No sábado tivemos 2 jogos.
O mais ajudado jogou no piscinão do Barradão e até a chuva ajudou os mulambos. Conseguiram um golzinho doado pelo goleiro reserva do Vitória e a enxurrada fez o resto, segurando a bola e o jogo. O time baiano dominou completamente a partida e só não virou o jogo por conta da água. Empatou com um golaço de falta e o cabeçinha ainda salvou outras bolas.
O Flu conseguiu uma vitória (a primeira do Murici) e somou 3 pontos. Não vi o jogo, mas convenhamos, a tabela foi generosa com o Flu nesses dois primeiros jogos.
O Fogão arrancou uma vitória importantíssima sobre o São Paulo, mesmo porque eles estavam com um time misto e a conquista dos três pontos era obrigação após empate em casa com o Santos. Alguns problemas persistem no time do Botafogo. O erro de passes é coisa de louco, deixa qualquer um p. da vida e a saída lenta nos contra-ataques irrita. Em compensação a marcação mais avançada no jogo de hoje se mostrou como um alento. Mas como mandam o Wellington Jr. pro Caxias quando vemos um Sandro Silva caminhar em campo e errar todos os passes que tentou?
Pelo menos terminamos a rodada como terminamos o Carioca. Melhor do Rio. Se não me engano também com o artilheiro.
O Vasco começa mal o campeonato, pelo menos fez seu primeiro pontinho. De acordo com o Lance o jogo foi equilibrado. É muito cedo pra prognósticos, mas do jeito que a coisa anda...

Postado pelo CICA.

BEM VINDOS AOS TRÊS LADOS DA BOLA!

ESTAMOS DANDO INÍCIO A UM ESPAÇO DE DEBATES, ORA SÉRIO, ORA DESCONTRAÍDO, SOBRE O ASSUNTO MAIS IMPORTANTE DE TODOS OS TEMPOS. FUTEBOL! DEIXAMOS CLARO QUE NÃO SERÃO MEDIDOS ESFORÇOS NO SENTIDO DE TRIPUDIAR, ACHINCALHAR E DENUNCIAR AS FALCATRUAS COMETIDAS PELO, OU EM VIRTUDE DO TIME DA "NASSÃO".