domingo, 24 de outubro de 2010

SÍ, SE PUEDE!

A 31ª rodada do brasileirão não poderia ser melhor para o Botafogo!
Esse pode ser definido como o campeonato que ninguém quer levar. Parece filho feio, todos rejeitam. Fica passeando de colo em colo mas ninguém o registra.
Apenas 6 pontos nos separam do lider. Temos adversários teoricamente mais frágeis que nossos oponentes diretos pelo título. Título sim!
O que tem levado o Bota a patinar nesse e em outros campeonatos é o pensamento pequeno. PODEMOS SER CAMPEÕES E FAZEMOS CONTAS PARA A LIBERTADORES!
Temos que vencer os dois atléticos nas próximas rodadas para encostarmos de vez na frente! Apesar dos desfalques consideráveis temos time pra brigar pelo título!Já apostei uma caixa de cerveja com um muquirana que o título é nosso! Pra cima deles Fogão!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CBF afasta auxiliar que anulou gol legítimo do Botafogo

Olha a notícia do sítio da IG do 30/09 - 20:24

Matéria

CBF afasta auxiliar que anulou gol legítimo do Botafogo

Erich Bandeira assinalou impedimento de Herrera no que seria o segundo tento do time carioca sobre o Corinthians

Agência Estado

A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu nesta quinta-feira afastar o auxiliar Erich Bandeira, de Pernambuco, por 20 dias para reciclagem. Bandeira anulou um gol legítimo do Botafogo, marcado pelo atacante Herrera, no empate por 1 a 1 com o vice-líder Corinthians, nesta quarta, no Pacaembu.

Além de Bandeira, mais quatro assistentes e três árbitros também vão passar por treinamento específico antes de voltar a apitar. A CBF tomou essa decisão "de acordo com os relatos dos observadores, e também, nos casos de reclamações oficiais dos clubes através das Federações filiadas, do parecer da Comissão de Análise".

Entre os árbitros afastados por deixar de marcar faltas ou assinalar infrações de maneira incorreta, o alagoano Francisco Nascimento foi o único que influenciou em um jogo entre times que lutam pelo título do Brasileirão. Ele apitou o triunfo por 2 a 1 do atual líder Fluminense sobre o Vitória, no último domingo, em Salvador.

Confira os árbitros afastados pelo descumprimento da Regra 12 (faltas e incorreções):

Francisco Nascimento (AL) - Vitória x Fluminense (em 26 de setembro)
Andrey da Silva e Silva (PA) - Vila Nova x Paraná (em 24 de setembro, pela Série B)
Suelson Medeiros (RN) - Ponte Preta x Coritiba (em 28 de setembro, pela Série B)

Confira os árbitros afastados pela Regra 11 (impedimento):

Erich Bandeira (Fifa-PR) - Corinthians x Botafogo (em 29 de setembro)
Marcos Pessanha (RJ) - Santos x Cruzeiro (em 25 de setembro)
Cleriston Rios (SE) - Cruzeiro x Ceará (em 22 de setembro)
Paulo Conceição (RS) - Cruzeiro x Ceará (em 22 de setembro)
Elan Souza - Ceará x Goiás (em 19 de setembro)

Fonte: http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/09/30/cbf+afasta+auxiliar+que+anulou+gol+legitimo+do+botafogo+9605933.html

É impressionante a forma como é passada a notícia.

Vamos parafrasear a notícia.

A CBF afasta auxiliar (bandeirinha) por 20 dias para reciclagem (hora reciclagem nessa altura do campeonato?), por ter anulado um gol legítimo do Botafogo no dia 29/09/2010. Bom, aí me veio à dúvida. Quem validou o gol? Foi o bandeirinha ou o Juiz? E por que o Juiz não foi punido também? Ou melhor, todo o trio de arbitragem.

É interessante como a notícia é parcial.
Contra o Fluminense não foi diferente, esse mesmo time foi favorecido no início do campeonato (terceira rodada), quando os bandeirinhas (não lembro se foram os mesmos) anularam 02 gols legítimos do Fred. Será que o motivo era início do campeonato e naquele momento não poderia haver nenhuma intenção de ajuda?

A atitude da CBF não interferiu em nada, posto que o Botafogo permanece com a pontuação do placar final do jogo, e ainda mais, o outro time não fez nenhum gol além que pudesse alterar o placar a seu favor. Portanto todos os times que lutam na parte de cima da tabela foram prejudicados, visto que não foi essa a primeira vez, e nem será a última.

Ao citar o erro da arbitragem a matéria posta uma suposta resposta aos demais times competidores. De que a CBF esta de olho em tudo e é justa.

Além do mais, agora nós temos um ÚNICO arbitro, segundo matéria, em um jogo que influenciou diretamente entre times que lutam pelo título. E quem seriam esses times? O Fluminense e o Vitória. Hora o Vitória esta disputando o título? Não menosprezando o Vitória, pelo contrário é um grande time e uma grande História. Mas dizer que o Vitória disputa título naquele momento é um absurdo. Agora o Botafogo sim disputa o título com os demais times que estão na parte de cima da tabela.

Outra coisa, a forma como esta escrita a matéria parece que o Fluminense foi favorecido, posto que teve um pênalti (legítimo) a favor do Fluminense. Por que a matéria não cita quais foram os erros do trio de arbitragem, naquele jogo?

Na verdade a atitude de punir auxiliares não muda em nada no placar das rodadas, sendo assim esta atitude é meramente proforme.

É uma pena ver o que está acontecendo com o futebol no Brasil. A copa vai passar e depois as Olimpíadas e aí quem volta a encher os estádios futuristas somos nós.

Júlio Cesar